segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Djokovic é uma estrela do ténis mundial

O tenista sérvio Novak Djokovic triunfou ontem pela décima vez no Australian Open e com este triunfo totalizou 22 vitórias em provas do Grand Slam ou majors, isto é, os quatro mais importantes torneios anuais do ténis – Australian Open, French Open (Roland Garros), Wimbledon e US Open. Através da televisão pudemos ver alguns milhares de australianos de origem sérvia a apoiar o seu ídolo no Melbourne Park, bem como a forte emoção que tomou conta do tenista de Belgrado após a vitória.
O ténis mundial tem sido dominado desde o início do século XXI por Roger Federer, o suiço de 41 anos de idade que venceu 20 provas do Grand Slam, por Rafael Nadal, o espanhol de 36 anos de idade que triunfou em 22 provas do mesmo Grand Slam e por Novak Djokovic de 35 anos de idade que, com este triunfo igualou Rafael Nadal no número de vitórias em provas do Grand Slam. Com este resultado, Djokovic recuperou a liderança do ranking ATP, o que também constitui um feito notável. Os dois maiores rivais do tenista sérvio felicitaram-no pelo seu êxito, a mostrar o elevado fair play que domina o ténis enquanto modalidade desportiva. Note-se que, de acordo com números que circulam, o total dos prize moneys conquistados por estes três tenistas ultrapassam os 400 milhões de dólares.
A repercussão deste notável feito desportivo foi noticiada em alguns jornais mundiais, mas aqui destacamos a forma exuberante como o Sportski žurnal (Спортском Журналу), o principal jornal desportivo de Belgrado, noticiou o feito do maior atleta sérvio da actualidade.