sábado, 2 de setembro de 2023

O “Doble João” ou as loucuras do futebol

Como não há grandes notícias do estado do mundo para além do já famoso caso Rubiales, nem das meteorologias adversas que nos apoquentam, têm sido as politiquices internas a incomodar-nos e a indicar-nos que a corrida para Belém já começou. O pequeno Luís antecipou-se, mas o Pedro, o Paulo e o Cherne não ficaram calados e já mostraram que têm aspirações a ser frequent flyers dos nossos Falcon.
Nessas circunstâncias, são as transferências futebolísticas que ocupam as manchetes da imprensa e mostram que não falta dinheiro no mundo do futebol, embora poucas vezes se saiba de onde vem.
Hoje a imprensa desportiva espanhola destaca a transferência para o Fútbol Club Barcelona, não de um João, mas de dois Joãos. O jornal catalão L’Esportiu anuncia um Doble João. É uma alegria para os Joãos de Portugal!
O mesmo clube que gastou milhões com Messi e com Neymar, abriu os cordões à bolsa e comprou dois dos melhores futebolistas portugueses. Não se sabe onde foi buscar o dinheiro nem de quanto necessitou, pois os problemas financeiros do FC Barcelona têm uma escala inimaginável e até se diz que Messi abandonou o clube, apenas porque já tinha secado o pote do clube blaugrana, que terá uma dívida de três mil milhões de euros. O problema é que o clube e a afición querem vitórias, não havendo quem os obrigue a não gastarem o que não têm. E a situação tende a piorar…
Os Joãos estão certamente muito contentes, a afición vai exigir-lhes que joguem bem e metam muitos golos, enquanto nós lhes desejamos que sejam felizes.