domingo, 9 de abril de 2023

Cristo, a festa pascal e o Rio de Janeiro

A Cristandade celebra hoje o Domingo de Páscoa que é uma grande festa porque, segundo relata o Novo Testamento, é o dia da Ressurreição de Jesus Cristo acontecida três dias depois da sua Crucificação na colina do Calvário, nas proximidades da cidade de Jerusalém.
Numa boa parte dos países do mundo, sobretudo na Europa, nas Américas e em muitos países africanos, a festa pascal conclui as celebrações da Semana Santa, em que são evocadas a paixão e a morte de Jesus Cristo, a que se segue a festa da sua ressurreição no domingo de Páscoa, com diversos rituais que variam de região para região, mas que incluem missas, procissões, troca de cumprimentos e a oferta de ovos da Páscoa. A imprensa dá sempre cobertura às festividades pascais e o exemplo da edição de hoje do jornal O Dia, que se publica no Rio de Janeiro é muito curiosa. De facto, em vez de publicar as habituais imagens de carácter religioso, o jornal pergunta aos seus leitores se já imaginaram o que seria o Rio de Janeiro sem Cristo, que é uma frase de duplo sentido, pois tanto os pode remeter para a sua religiosidade, como para a singular monumentalidade da estátua do Cristo Redentor. O título é ilustrado com uma bela fotografia da cidade do Rio de Janeiro captada do alto dos 710 metros de altitude do morro do Corcovado, sobre o qual se encontra a estátua do Cristo Redentor de braços abertos, que desde 2007 é uma das sete novas maravilhas do mundo.
Como noticiário de Domingo de Páscoa, era difícil ter maior criatividade e imaginação para salientar a festa pascal do que a elucidativa frase escolhida por O Dia Já imaginou o que seria do Rio sem o Cristo?