sexta-feira, 13 de agosto de 2021

As neblinas e o Monumento ao Baleeiro

Costuma dizer-se que nas ilhas dos Açores as quatro estações do ano se sucedem em cada dia e nem é preciso invocar as alterações climáticas para verificarmos essa realidade resultante da localização atlântica do arquipélago açoriano. Mesmo neste tempo de Agosto, em que seriam de esperar meteorologias benignas, os dias de sol intercalam-se com alguns períodos de chuva, enquanto algumas ventanias e muitas neblinas se esforçam por demonstrar que a vida meteorológica dos Açores é uma matéria complexa.
Há dias a neblina envolveu São Roque do Pico e o Monumento ao Baleeiro, localizado em frente do Museu da Indústria Baleeira, destacou-se e ofereceu um contraste nada habitual, a proporcionar uma fotografia inédita e interessante de um monumento que tantas vezes fotografei, mas sem que alguma vez tivesse conseguido este resultado.
Após cerca de um mês de deambulações por estas paragens do concelho de São Roque do Pico, esta é a melhor homenagem que posso fazer à terra onde estão sempre presentes as evocações da baleação e dos seus homens.