segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Um marco sombrio na história americana

Os Estados Unidos atingiram os 500.000 óbitos por covid-19, segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins de Baltimore, no Maryland, que o jornal The Washington Post e outros jornais americanos assinalam nas suas edições de hoje.
Os números são considerados catastróficos e um marco sombrio na história dos Estados Unidos, apesar de haver sinais de que a pandemia possa estar a regredir e de haver programas de vacinação em curso. Até agora foram confirmados 28.206.600 casos positivos nos Estados Unidos, numa população de 330 milhões de habitantes. Entretanto, já foram vacinados mais de 18,8 milhões de pessoas com a segunda dose da vacina que correspondem a 5,7% da população americana e haverá cerca de 43,6 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose, mas demorará alguns meses até que os Estados Unidos alcancem qualquer tipo de imunidade de grupo.
A mesma universidade calcula que o covid-19 já matou 2.462.000 pessoas em todo o mundo, o que significa que os Estados Unidos, que têm menos de 5% da população mundial, acumulam mais de 20% de todas as mortes causadas pela pandemia. Os números são realmente impressionantes e muita gente compara-os às perdas em combate sofridas pelos americanos durante a 2ª Guerra Mundial, mas o US Department of Veterans Affairs já veio afirmar que durante a guerra morreram 291.557 americanos em combate, isto é, o número de mortos por covid-19 ainda não duplica o número de mortos em combate na guerra, como se afirmara. The Washington Post faz algumas simulações relativamente às dimensões que teria um memorial dedicado às vítimas do covid-19 e calcula que seria necessário um cemitério maior do que o gigantesco Arlington National Cemetery, onde repousam cerca de 400.000 militares americanos.
O covid-19 é mesmo um marco sombrio na história americana.