quarta-feira, 10 de maio de 2023

Há nuvens cinzentas nos céus da Turquia

No próximo domingo a Turquia vai realizar as eleições presidenciais e as eleições parlamentares, mas os dois principais candidatos presidenciais que são Recep Tayyip Erdoğan e Kemal Kılıçdaroğlu, estão muito próximos nas sondagens, pelo que a incerteza quanto ao resultado é a única certeza.
As eleições turcas são muito importantes, porque a Turquia é um país cuja superfície é o dobro da Alemanha e tem cerca de 75 milhões de habitantes, tendo uma parte do seu território na Europa (3,3%) e outra parte na Ásia (96,7%). O país pertence à NATO desde 1952, é candidato à União Europeia e tem desempenhado um papel muito activo no actual conflito da Ucrânia, mantendo contacto com os dois lados.
O actual presidente Recep Tayyip Erdoğan foi eleito em 2014 e, após um referendo constitucional realizado em 2017, o regime turco tornou-se presidencialista e Erdoğan teve os seus poderes alargados, pois também passou a chefiar o governo. Em 2018 foi reeleito para o actual mandato, pelo que a oposição contestou que pudesse concorrer a um terceiro mandato nas actuais eleições, uma vez que a Constituição turca só aceita dois mandatos presidenciais. O Conselho Superior Eleitoral rejeitou os protestos da oposição e aceitou a candidatura de Erdoğan, considerando que o presidencialismo turco se iniciou em 2018.
A poucos dias das eleições a incerteza é completa. A revista francesa Le Point, destacava que a Turquia pode estar perante “l’autre Poutine”, dadas as semelhanças políticas entre ambos, enquanto a mais recente edição da revista L’Express aborda a questão turca e lembra “le risque du chaos”, como aconteceu com algumas turbulências que se seguiram às primaveras árabes que afectaram a região. O facto é que tanto Recep Tayyip Erdoğan como Kemal Kılıçdaroğlu representam o sonho turco de afirmar o país como a potência regional. Porém, há uma dúvida que apoquenta muita gente: se perder, será que Erdoğan abandona o seu cargo pacificamente? E será que a oposição turca aceita a derrota se Kılıçdaroğlu perder?
Há realmente nuvens cinzentas nos céus da Turquia.