quinta-feira, 18 de julho de 2019

O homem na Lua: o sonho comanda a vida

No dia 16 de Julho de 1969, no Centro Espacial John Kennedy, a NASA (National Aeronautics and Space Administration) procedeu ao lançamento de um voo tripulado que constituiu a missão Apollo 11, cujo objectivo era levar um homem à Lua pela primeira vez. A bordo seguiam os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. No dia 19 de Julho Armstrong e Aldrin conduziram o módulo lunar Eagle para a superfície da Lua, enquanto o módulo de comando Columbia tripulado por Collins, orbitava em torno da Lua.
A aproximação à superfície lunar e o momento em que Neil Armstrong desceu do módulo foram transmitidos em directo pela televisão para todo o mundo, tendo sido então que o comandante da missão pronunciou a famosa frase: “é um pequeno passo para um homem, mas um passo gigante para a humanidade”. Os astronautas permaneceram cerca de duas horas no solo lunar para recolher amostras e, depois de deixarem implantada no solo uma bandeira dos Estados Unidos, navegaram para o módulo de comando Colúmbia, de onde tinham estado afastados cerca de 21 horas. O êxito fora completo. No dia 24 de Julho os astronautas foram recolhidos no oceano Pacífico pelos helicópteros do porta-aviões Hornet, onde se encontrava o presidente Richard Nixon a felicitá-los.
O objectivo traçado em 1961 pelo presidente John Kennedy de, antes do fim da década, colocar um homem na Lua e trazê-lo em segurança de regresso à Terra estava cumprido e, desde então e até Dezembro de 1972, outras missões Apollo levaram doze astronautas americanos a pisar a Lua.
Estão decorridos 50 anos sobre essa extraordinária façanha científica e o mundo está a recordá-la também como um grande feito histórico. Desde há alguns dias que a imprensa internacional, sobretudo americana, vem destacando o tema com muitas reportagens, embora seja amanhã o grande dia em que não faltarão nos jornais as fotografias do passeio de Armstrong na superfície lunar. O inspirado poeta António Gedeão, referindo-se aos avanços científicos da humanidade na sua Pedra Filosofal, refere “o desembarque em foguetão na superfície lunar”, escrevendo que “o sonho comanda a vida” e que “sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança”.
Foi o que aconteceu no dia 19 de Julho de 1969. Assisti em directo pela televisão a esse acontecimento que aqui evoco por antecipação, quando uma nova campanha de viagens à Lua se anuncia nos Estados Unidos e em outros países.