sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Fortes temporais levaram o luto ao Brasil

O Brasil está de luto porque um temporal acompanhado de chuva torrencial provocou fortes inundações e deslizamento de terras de que resultaram 110 mortos e mais de 130 desaparecidos em Petrópolis, uma cidade situada na periferia do Rio de Janeiro.
Petrópolis é uma cidade histórica envolvida pelo belo Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que se caracteriza pelos seus picos arborizados e quedas de água, nela se localizando o antigo palácio imperial de D. Pedro II, o filho do imperador D. Pedro I e neto de D. João VI, bem como o Museu Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara. 
É o local que, como nenhum outro, conserva a memória imperial do Brasil, mas também é um sítio castigado ciclicamente com tragédias provocadas por temporais. No ano de 2011 as chuvas torrenciais provocaram enxurradas de lama e pedras que mataram pelo menos 918 pessoas em toda a região mas, apesar disso, os sucessivos governadores do Rio de Janeiro não tomaram as medidas de prevenção requeridas, incluindo a recuperação de encostas, o reflorestamento das margens dos rios, a demolição de casas em locais de risco e a realização de uma campanha de sensibilização da população para o problema. 
Nada foi feito e, por isso, a tragédia não foi inesperada como referiu a edição de ontem do jornal O Globo do Rio de Janeiro. A imprensa brasileira deu grande cobertura a este doloroso acontecimento que levou a dor, o desespero e o luto à Cidade Imperial, enquanto as televisões divulgaram impressionantes imagens da destruição e da desolação que se abateu sobre a cidade de Petrópolis.