sexta-feira, 9 de abril de 2021

Portugal, o Brasil e a pandemia do covid

A pandemia em Portugal tem estado muito controlada e, desde há vários dias, que o número de óbitos se situa abaixo de uma dezena e que o número de novos contágios se situa um pouco acima das cinco centenas, quando em fins de Janeiro chegou a atingir três centenas de óbitos e quinze mil novos casos. O país está em desconfinamento a conta-gotas e já foram aplicadas dois milhões de vacinas. Tudo parece seguir no bom caminho e os níveis de confiança da população estão a aumentar. No entanto, o que se passa em Portugal é diferente do que se passa em alguns países europeus e, sobretudo, no Brasil.
O jornal Correio Braziliense anunciou ontem que, pela primeira vez, o Brasil registou “mais de quatro mil mortos em um dia”, o que mostra que o país está a passar por uma situação muito difícil e que parece ter sido escolhido pela pandemia para se instalar. Actualmente já estão contabilizados 345 mil óbitos no país, o que coloca o Brasil no segundo lugar dos países com mais óbitos por covid-19, superando o número de mortos de países mais populosos que o Brasil, como por exemplo a China, a Índia, a Indonésia ou o Paquistão.
A animadora situação portuguesa e a preocupante situação brasileira não acontecem por acaso, pois estão relacionadas com os comportamentos sociais e culturais das populações e com as políticas sanitárias que são executadas pelas autoridades. Hoje não estou com vontade de falar a respeito do fanfarrão Bolsonaro, mas aproveito para elogiar mais uma vez a forma como tem sido conduzida a política sanitária em Portugal, apesar das pressões irresponsáveis de algumas corporações e de outros interesses.