sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Macau preserva o seu património cultural

O jornal Tribuna de Macau aborda na sua edição de hoje o património de Macau, cuja preservação é apontada como uma história de sucesso, ilustrando-a com as imagens da ermida e do farol da Guia, que foi construído pelos portugueses em 1865 e é o mais antigo farol da costa sul da China.
Apesar do desenvolvimento e da modernização do território, bem como da pressão imobiliária e da contínua alteração da linha de costa original por via dos aterros que têm acontecido nas últimas décadas, tem sido possível preservar alguns dos testemunhos materiais da passagem dos portugueses por Macau e da interacção entre as culturas chinesa e portuguesa. Daí que em 2005, a UNESCO tenha incluído o centro histórico de Macau na World Heritage List, reconhecendo o valor simbólico do monte da Guia e do seu farol, do templo de A-Ma, da Fortaleza do Monte, da colina da Penha ou das ruínas de S. Paulo, mas também a forma como foi conciliada a “zona histórica” da antiga cidade de Macau, com a modernidade da sua arquitectura contemporânea.
Havia algumas dúvidas quanto à capacidade e sensibilidade dos macaenses para preservarem o seu património classificado, sobretudo porque ocupa espaços comercialmente muito valiosos que atraem interesses imobiliários muito poderosos, mas a Lei de Salvaguarda do Património Cultural aprovada em 2013 e o crescente interesse das autoridades e da população, parecem dar garantias de que a preservação do património cultural de Macau é uma história de sucesso e que os 450 anos de presença portuguesa não são para esquecer.

Construção naval para animar a economia

A imprensa galega dá grande destaque à reunião do governo espanhol que hoje vai aprovar a construção de cinco fragatas F-110, que irão substituir as cinco fragatas da classe Santa Maria, que estão baseadas em Rota e que se aproximam dos 35 anos de vida.
Os estaleiros da Navantia e a cidade de Ferrol estão em festa, bem como a Marinha espanhola. Depois de alguns anos de séria crise económica e social no sector da construção naval galego, esta notícia, segundo um governante galego, "es el mejor regalo de Reyes que podríamos recibir, un regalo de Reyes por adelantado que hará felices a muchas familias gallegas" e o jornal El Correo Gallego diz que se trata de um balão de oxigénio para a comarca de Ferrol.
A indústria da construção naval na Galiza passou por um período muito negro entre 2011 e 2014, com uma grande baixa de salários e muito desemprego, o que levou muitos trabalhadores a mudaram de sector ou a emigrar. O impacto na demografia e no tecido social da região foi enorme, com a perda de cerca de mil habitantes por ano. O anúncio da construção das fragatas F-110 para a Marinha espanhola representa uma mudança de rumo para os estaleiros e para a região, pois serão criados 7000 empregos durante dez anos, dos quais 1300 directos pela Navantia e 2200 directos por empresas associadas, acrescidos de cerca de 3500 empregos indirectos. Segundo foi divulgado, o projecto representa um investimento de 4.325 milhões de euros, mas tão decisivo quanto a modernização da Marinha espanhola é a animação da economia galega e a recuperação dos estaleiros da Navantia.