terça-feira, 30 de maio de 2023

O reeleito Erdoğan e o futuro da Turquia

A 2ª volta das eleições presidenciais na Turquia, realizadas no dia 28 de Maio, confirmaram a tendência verificada na 1ª volta e deram a vitória a Recep Tayyip Erdoğan com mais de 27 milhões de votos (52,16%), derrotando o candidato Kemal Kılıçdaroğlu que obteve mais de 25 milhões de votos (47,84%). Depois de duas décadas no poder, primeiro como chefe do governo e depois como presidente em dois mandatos, o terceiro mandato presidencial de Recep Erdoğan inicia-se com o país dividido entre a sua linha de estabilidade conservadora e a vontade de mudança que animou o candidato derrotado. 
Porém, Erdoğan prometeu unir a Turquia, combater a inflação que está a afectar a economia e a sociedade turcas e incrementar a gigantesca tarefa de reconstrução das áreas destruídas pelo sismo de 6 de Fevereiro de 2023. Além disso, os desafios de Erdoğan passam pelo seu papel como eventual mediador no processo de paz da Ucrânia, pela sua atitude em relação à NATO e à adesão sueca, pela resolução das questões curdas, pelo apaziguamento da sua relação com a Síria e, de uma forma mais geral, pela construção de um prestígio regional que lhe reconheça o estatuto de potência regional numa zona-charneira entre vários mundos.
Apesar de ter recebido mensagens de felicitações de todo o mundo, incluindo das lideranças dos Estados Unidos e da União Europeia, o facto é que num comício realizado poucas horas antes da votação, Recep Erdoğan acusou o presidente Joe Biden de ter “dado ordens” aos turcos para que o derrotassem nas urnas e o seu adversário Kılıçdaroğlu de se aliar aos interesses ocidentais e de “atacar a Rússia, uma aliada económica e política do país”. Estas tensões não se esquecem facilmente. 
Do que não restam dúvidas é que a presidência de Recep Erdoğan vai dar à Turquia um maior protagonismo na política internacional, embora a sua democracia (árabe) seja diversa das democracias do mundo ocidental.

A alternância do poder em Espanha

No passado domingo realizaram-se as eleições regionais em doze das dezassete comunidades autónomas espanholas e, também, as eleições municipais, completando-se assim o ciclo eleitoral local e regional espanhol, uma vez que as eleições já tinham sido realizadas nas outras cinco regiões autónomas.
Os resultados foram inequívocos, com o PSOE e o primeiro-ministro Pedro Sánchez a sofrerem uma pesada derrota, enquanto o PP de Alberto Núñez Feijóo conseguiu uma assinalável vitória. Dessa forma, o mapa regional da Espanha deixou de ser dominado pelo PSOE, pelo que o PP já reivindica o início de um novo ciclo político.
O PSOE que governa a Espanha desde 2018, liderava os governos regionais de nove das doze regiões que foram a votos e perdeu mais de metade, conservando apenas as Astúrias, Canárias, Castela-la-Mancha e Navarra. Já o PP, que governava apenas Madrid e Múrcia, poderá ficar a governar oito regiões autónomas se conseguir concretizar alguns acordos de coligação.
No que respeita às eleições municipais realizadas em todo o país, também o PP foi o partido mais votado, conseguindo a maioria absoluta em Madrid e conquistando à esquerda algumas grandes cidades, como Sevilha e Valência.
De uma forma geral a imprensa espanhola destacou a derrota socialista e tem afirmado que um tsunami atingiu o PSOE por todo o território. Perante este quadro, o primeiro-ministro Pedro Sánchez decidiu antecipar para 23 de Julho as eleições legislativas nacionais que estavam previstas para Dezembro, conforme noticia o El País.
Chama-se a isto a alternância do poder, que é uma das mais importantes marcas da Democracia, embora esta mudança do eleitorado espanhol nos recorde a famosíssima frase de John Emerich Edward Dalberg-Acton, o historiador britânico que numa carta dirigida em 1887 ao Bispo Mandell Creighton, escreveu: “o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente”. 
Os espanhóis parece que se cansaram daqueles que se deslumbram com o poder...