domingo, 15 de agosto de 2021

Uma longa jornada com três mil textos

Esta manhã escrevi qualquer coisa sobre o 75º aniversário da independência da Índia e verifiquei que o número de mensagens ou posts que já coloquei nesta Rua dos Navegantes atingiu o bonito número de 3000, o que é um motivo de grande alegria!
Este espaço nasceu no dia 25 de Janeiro de 2011 e com ele, eu não me obrigava “a rotas nem calendários, nem escalas nem horários”, isto é, apenas pretendia criar um espaço que me ajudasse a manter o interesse pelo que vai acontecendo por aqui e pelo mundo, a conservar algum sentido crítico e a ter alguma actividade redactorial, não sendo minha intenção fazer dele um espaço de intervenção pública. Por isso, aqui emiti algumas opiniões, por vezes com críticas e outras vezes com aplausos, mas sem qualquer intenção de difamar ou ofender pessoas ou instituições.
A Rua dos Navegantes tem cerca de 127 meses de vida, o que significa que foram escritas 23,6 mensagens mensalmente, as quais têm tido algumas dezenas de leitores, não só em Portugal, mas também em regiões onde se fala ou onde há portugueses. Como se costuma dizer, os leitores ou os followers são poucos mas são muito bons.
Agradeço a todos e, de forma especial, aos meus amigos que têm comentado os textos de forma habitualmente tão generosa.
Thank you followers!

Os 75 anos da República da Índia

A República da Índia foi proclamada no dia 15 de Agosto de 1947 por Jawaharlal Nehru, mas o processo que conduziu à sua independência do Império Britânico foi muito complexo e até dramático, devido sobretudo à violenta rivalidade religiosa que existia entre hindus e muçulmanos, de que resultou a formação de dois estados: a Índia e o Paquistão.
Nehru foi escolhido pelo seu partido para ser o primeiro-ministro da República da Índia e ocupou esse cargo desde 1947 até à sua morte em 1964, mas para além da guerra que suportou com Muhammad Ali Jinnah e com a Liga Muçulmana, tratou de formar um estado federal a partir de um território superpopuloso, ocupado por inúmeras etnias, línguas e dialectos.
A diversidade cultural da Índia é enorme e a construção da unidade nacional tem sido uma prioridade desde 1947. Nesse sentido são incentivadas as mais diversas iniciativas, sobretudo no Independence Day (15 de Agosto) e no Republic Day (26 de Janeiro), que incluem paradas militares, actividades escolares e festas populares. A imprensa associa-se sempre as estas iniciativas de carácter nacional e todos os jornais lhe dedicam grandes espaços promocionais. Assim acontece hoje com a edição do Statesman de Nova Delhi que dedica a sua primeira página ao 75º aniversário da República da Índia, saudando a sua liberdade e os seus bravos heróis.
Os 75 anos da Índia independente têm levado o país para níveis de prosperidade económica, desenvolvimento tecnológico e prestígio internacional, mas subsiste um elevado nível de pobreza extrema, bem como fortes assimetrias regionais e muita desigualdade social, para além de uma grave e perigosa intolerância religiosa.