sexta-feira, 28 de julho de 2023

ONU: era of global boiling has arrived

António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas, discursou ontem em Nova Iorque na sede da organização e, baseando-se nos dados mais recentes divulgados pela União Europeia e pela Organização Meteorológica Mundial, segundo os quais o corrente mês de Julho se observam as mais elevadas temperaturas de que há registo, afirmou que a “era of global boiling has arrived”.
O discurso de Guterres teve pouco destaque na imprensa internacional, talvez porque ela esteja muito comprometida com os poderes poluidores. Uma das excepções foi o jornal canadiano Toronto Star que destacou essa frase na sua edição de hoje, embora António Guterres tenha dito que “a era do aquecimento global acabou; a era da ebulição global chegou”.
Disse ainda Guterres que “para vastas partes da América do Norte, Ásia, África e Europa, o Verão está a ser cruel”, acrescentando que, “para todo o planeta, é um desastre”. As vagas de calor que estão a afectar diversos países por todo o mundo são causadas pelas alterações climáticas e, embora o fenómeno tenha sido previsto desde há muito tempo, “o ritmo da mudança é devastador”. As altas temperaturas e o calor escaldante estão a tornar-se o novo normal, provocando inundações, secas, tempestades e incêndios florestais. As evidências desta desordem climática são observáveis em toda a parte e a opinião é unânime, ao responsabilizar o homem e a sua ganância por esta destruição, mas segundo salientou Guterres, “isso não pode gerar o desespero, mas antes deve inspirar acção”.
Foi mais um duro aviso das Nações Unidas, pela voz respeitada de António Guterres.