sexta-feira, 31 de março de 2023

Donald Trump desafia o povo americano

De modo nenhum me interessa a vida privada dos meus vizinhos e muito menos a daqueles que vivem a milhares de quilómetros de distância, como acontece com um tal Donald John Trump, nascido em 1946 num hospital de Nova Iorque e que foi o 45º presidente dos Estados Unidos. O que me interessa e preocupa é o acelerado grau de degradação que se verifica um pouco por todo o mundo, povoado por gente muito perigosa e pouco confiável, como são todos os Trumps e os Putins, mas também aqueles que sendo diferentes deles se comportam de maneira muito semelhante.
Vem isto a propósito do antigo presidente dos Estados Unidos, que se quer recandidatar em 2024 e que agora foi formalmente acusado pela Justiça americana, tornando-se o primeiro ex-presidente a enfrentar uma acusação criminal, como hoje revela o The New York Times e muitos outros jornais americanos. A acusação contra Donald Trump, por um suposto pagamento feito em 2016 para silenciar uma actriz pornográfica, foi agora votado favoravelmente por um grande júri de um tribunal de Nova Iorque. A esta distância parece-me um assunto menor e desinteressante. Quando vemos a Justiça, a Sociedade e a Imprensa americanas tão polarizadas em volta desta questão de saber da vida íntima do Donald ficamos muito apreensivos, sobretudo porque há muitos outros problemas que deveriam preocupar os americanos, como as guerras que proliferam não só na Ucrânia e as alterações climáticas, mas também a desigualdade e a pobreza no mundo e nos próprios Estados Unidos. E ficamos na dúvida sobre estas práticas justiceiras e sem saber se se trata de uma espécie de voyeurismo colectivo, ou se é um alerta para a personalidade de um ex-presidente que quer voltar a dirigir a mais poderosa nação do mundo ou, ainda, se será uma ousada estratégia para vir a ser reeleito. 
Não restam dúvidas é que Donald Trump chama a atenção e desafia o povo americano. Quem sabe se não vai ser perdoado e se aqueles que agora o acusam não vão voltar a colocá-lo na Casa Branca…