sábado, 31 de outubro de 2020

América: porque tem que ser Joe Biden

A edição de hoje da revista The Economist trata das eleições presidenciais americanas e exibe um título de primeira página que explica why it has to be Joe Biden, ou porque tem que ser Joe Biden, com base numa análise comparativa entre o King Donald e o President Joe
Começando por salientar que os Estados Unidos estão hoje mais divididos e mais infelizes do que em 2016 quando Trump foi eleito, sobretudo pelas 230 mil mortes causadas pelo covid-19 e pelas confusões, disputas e mentiras que ele introduziu na vida quotidiana dos americanos, mas o candidato Joe Biden representa uma esperança e uma hipótese de restaurar a estabilidade e a civilidade da Casa Branca, mas também para reconstruir e unir um país dividido. É por isso que o The Economist afirma que, se votasse, daria o seu voto a Biden. 
A revista faz depois uma análise dos dois candidatos. Sobre Donald Trump afirma que, nos últimos quatro anos, ele profanou repetidamente os valores, os princípios e as práticas que fizeram dos Estados Unidos um paraíso para os americanos e um farol para o mundo. A característica mais impressionante da sua presidência tem sido o seu desprezo pela verdade, a sua indiferença pela democracia que jurou defender e a forma como tem ridicularizado a ciência e as suas recomendações, sendo incapaz de ver para além da sua própria reeleição. Relativamente a Joe Biden, a revista começa por dizer que a fasquia para bater Trump não é muito alta e que ele é uma boa aposta para começar a reconciliar os americanos, muito divididos pela polarização racial e pela desigualdade económica que estão a minar a unidade nacional, mas é também um multilateralista que, ao contrário de Trump, procura consensos e evita os confrontos. 
A revista termina o seu texto dizendo que “Mr. Trump must be soundly rejected”. Vamos a ver.