sexta-feira, 15 de março de 2024

A viagem de um Concorde-peça-de-museu

Um avião Concorde com as cores da British Airways percorreu nos dois últimos dias o rio Hudson sobre uma barcaça, desde os estaleiros navais GMD em Brooklyn até ao Intrepid Sea, Air and Space Museum, situado no Pier 86 em Manhattan, na cidade de Nova Iorque. Por razões de segurança, a viagem foi feita em duas etapas, o que permitiu a captura de interessantes fotografias do famoso avião a passar pela Estátua da Liberdade e pelo World Trade Center, além de outros edifícios marcantes do West Side, uma das quais foi publicada em primeira página na edição de hoje do jornal londrino The Times.
O Concorde foi o avião comercial mais rápido do mundo, tendo realizado a mais rápida viagem entre os aeroportos JFK (Nova Iorque) e Heathrow (Londres) em 2 horas, 52 minutos e 59 segundos. No ano de 2003 um Concorde chegou ao Intrepid Museum, um museu instalado a bordo do navio-museu USS Intrepid, um porta-aviões da época da 2ª Guerra Mundial que se encontra no Pier 86, no West Side de Manhattan. 
Neste museu, o Concorde tornou-se a sua principal atracção, mas no passado mês de Agosto foi retirado da sua exposição permanente para ser sujeito a uma demorada operação de restauro nos estaleiros de Brooklyn. Como então se escreveu, o avião que voara à supersónica velocidade de 2.160 km/h, fez uma viagem subsónica para Brooklyn numa barcaça a 9,2 km/h.
Agora, depois de concluídos os trabalhos de restauro e repintura, o British Airways Concorde regressou a casa para recuperar a sua condição de atracção maior.