sábado, 9 de dezembro de 2023

Icon of the Seas: um navio grande demais

O jornal Diario de Cadiz anunciou há dois dias que “el gigante se pone a punto en Cádiz” e acrescenta que “el Icon of the Seas, el crucero más grande del mundo, ultima en Navantia su viaje inaugural”.
O gigantesco navio que tem um deslocamento de mais de 250 mil toneladas e 365 metros de comprimento, foi encomendado pela Royal Caribbean International e foi construído nos estaleiros Meyer Turku, que ficam situados na costa sudoeste da Finlândia. No passado mês de Junho o navio realizou os seus primeiros testes de mar e, em Outubro, foi iniciada a formação dos cerca de 2.350 tripulantes que vão guarnecer o navio e que irão servir até um máximo de 7.600 passageiros, isto é, o navio transportará normalmente cerca de 10 mil pessoas. Actualmente, o Icon of the Seas encontra-se no porto de Cádiz nos derradeiros preparativos para a sua viagem inaugural, que sairá de Miami em Janeiro e escalará as Caraíbas, sendo de 1.800 dólares por sete noites o preço mínimo a pagar por cada passageiro.
Quando iniciar a sua exploração comercial, o navio oferecerá aos seus passageiros vinte pavimentos (ou decks), 2.805 camarotes, sete piscinas, um parque aquático que será a grande atracção do navio, minigolfe, simulador de surf, três dezenas de restaurantes, bares, casino e, como aparece escrito num texto promocional, “tudo (ou quase tudo) o que se possa imaginar”.
O Icon of the Seas é grande demais e, provavelmente, muitos dos seus passageiros vão estar tão ocupados nesta cidade-flutuante, que nem terão oportunidade para ver o mar.