quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Alterações climáticas e a depressão Gloria

A depressão Gloria passou perto de nós e os seus efeitos sentiram-se sobretudo no distrito de Coimbra, onde o vento provocou a queda de centena e meia de árvores, arrancou telhados e destruiu algumas estruturas.
Porém, em Espanha o problema foi mais grave, sobretudo na costa mediterrânica e em especial na Comunidade Valenciana e na Catalunha, bem como nas ilhas Baleares, porque se registaram ventos ciclónicos que atingiram os 130 km por hora, muita chuva que em certas áres acumulou 400 mm e fez transbordar rios e ribeiras e abundante queda de neve, que obrigaram ao encerramento de escolas e a cortes no tráfego rodoviário e ferroviário, mas também ao encerramento do aeroporto de Alicante na Comunidade Valenciana. As ilhas Baleares foram afectadas por ondas gigantes que atingiram alguns prédios, tendo sido observada uma onda de 14,42 metros de altura, a maior onda de sempre naquela área mediterrânica.
Como resultado da passagem da depressão Gloria registaram-se nove mortos e elevados prejuízos materiais, enquanto dezasseis províncias estavam ontem em estado de alerta. A imprensa catalã, nomeadamente o jornal el Periódico destaca na sua edição de hoje a passagem da depressão Gloria e escolheu para título da sua primeira página a palavra devastación. Da sua leitura do noticiário regional pode concluir-se que as consequências da passagem da Gloria foram muito duras em termos humanos e materiais e que não eram habituais pelo que, certamente, serão mais um sinal das alterações climáticas que se estão a verificar no nosso planeta.