quinta-feira, 23 de março de 2023

Um novo Macau apresenta-se em Lisboa

A imprensa que se publica no território de Macau anunciou nas suas edições de hoje que Ho Iat Seng, o Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) visitará Portugal entre os dias 18 e 22 de Abril. O jornal Macau Daily Times, que é o único jornal de língua inglesa que se publica na RAEM, destaca essa notícia com uma imagem do Terreiro do Paço e informa que se trata da primeira visita de Ho Iat Seng para fora do país desde que tomou posse do seu cargo em Dezembro de 2019. 
O território de Macau é constituído pela pequena península de Macau e pelas ilhas da Taipa e Coloane e, depois de ter sido administrado por Portugal durante mais de quatro séculos, regressou à soberania da República Popular da China no dia 20 de Dezembro de 1999. Lamentavelmente, a língua portuguesa sempre foi pouco conhecida no território e, depois do regresso de Macau à mãe-China em 1999, o seu desaparecimento parece inevitável, embora as autoridades macaenses afirmem a importância da língua e da cultura portuguesas como elemento diferenciador e uma vantagem competitiva de Macau em relação a outras regiões chinesas. A visita de Ho Iat Seng tem, portanto, uma importância culturalmente simbólica, para além dos seus aspectos económicos, pois a missão macaense integra cerca de quatro dezenas de empresários.
Está anunciado que, entre os dias 15 e 22 de Abril, o Terreiro do Paço vai ser “ocupado” por Macau e pela divulgação promocional da sua cultura e potencial turístico e económico, estando programado um espectáculo de luz e imagem nas fachadas dos seus edifícios, com quatro apresentações por noite. 
É caso para dizer: benvindo Macau!