segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Há 90 anos olhando pelo Rio de Janeiro

O Cristo Redentor é a imagem mais famosa do Brasil e completa amanhã 90 anos de idade, pois foi inaugurado no dia 12 de Outubro de 1931, tendo-se tornado no monumento mais simbólico da cidade do Rio de Janeiro que, antes da pandemia, recebia anualmente a visita de mais de dois milhões de visitantes.
A monumental estátua está localizada no topo do morro do Corcovado, a cerca de 709 metros de altitude, tendo uma privilegiada vista sobre a maior parte da cidade e, de forma especial, sobre a baía da Guanabara. Em 2007 foi eleita como uma das sete maravilhas do mundo moderno e em 2012 a Unesco considerou-a como elemento da paisagem do Rio de Janeiro, que foi incluída na lista de Património da Humanidade.
A estátua foi construída a partir de 1926, tem trinta metros de altura e está assente num pedestal com oito metros, enquanto os seus braços se prolongam por 28 metros. Foi construída em concreto armado e totalmente revestida de chapas de pedra-sabão, que é uma pedra que resiste bem a temperaturas extremas.
A estátua encontra-se na área do Parque Nacional da Tijuca mas é gerida pela Arquidiocese do Rio de Janeiro que, em 2006, a transformou num santuário católico. Muito antes da construção da estátua foi construído o Trem do Corcovado, uma linha férrea que liga a cidade ao morro onde foi construída a estátua e que foi inaugurada em 1884 pelo imperador Dom Pedro II, o que é um motivo adicional de interesse histórico.
A imprensa brasileira tem assinalado a efeméride e o jornal O Estado de S. Paulo destacou o 90º aniversário do Cristo Redentor, tendo publicado uma sugestiva fotografia com a legenda “há 90 anos olhando pelo Rio”.