sábado, 3 de novembro de 2018

Brasil prossegue nos seus passos radicais

Jair Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil e, depois de uma primeira declaração de apaziguamento, retomou as suas controversas declarações e atitudes, apesar de ainda faltarem dois meses para se instalar em Brasília e ocupar o Palácio do Planalto.
A mais surpreendente das suas atitudes foi o convite que dirigiu ao juiz federal Sérgio Moro para que ocupasse um cargo de ministro no seu futuro governo, o que ele aceitou após algumas horas de reflexão. Portanto, os brasileiros vão ter como ministro da Justiça e Segurança Pública o juiz que prendeu o ex-presidente Lula da Silva e que o impediu de concorrer às eleições presidenciais de que era favorito, o que tanto pode significar o pagamento de um serviço prestado à candidatura de Jair Bolsonaro, como um empenhado esforço na luta contra a corrupção e o crime organizado.
Esta transição da Justiça para a Política vem mostrar a promiscuidade que existe entre ambas e vem demonstrar que Sérgio Moro tem actuado por conta das suas ambições políticas, isto é, tem actuado na magistratura como um político disfarçado de juiz, como sempre pareceu devido à sua obstinação na perseguição a Lula da Silva.
Daí que muitas pessoas se interroguem quanto ao facto de Bolsonaro ter convidado para ministro o juiz que condenou o seu principal adversário político e que duvidem da sua intenção de combater a generalizada corrupção brasileira, que existe sobretudo nos sectores políticos que lhe afectos.
O que certamente vai acontecer é que esta nomeação vai dividir ainda mais os brasileiros e vai mexer com o PT e com os apoiantes de Lula da Silva, cada vez mais convencidos de que houve um enorme golpe anti-PT para tomar o poder, o que vai contribuir para a sua coesão enquanto oposição a Jair Bolsonaro.