sábado, 18 de julho de 2020

A crise sanitária parece estar para durar


A imprensa espanhola vem utilizando a palavra rebrotes para caracterizar a situação que se vive no país em que, aparentemente, estão a reaparecer os focos infecciosos de covid-19, pelo que diversas comunidades autónomas estão a reforçar as medidas sanitárias de protecção, incluindo o confinamento social obrigatório e outras medidas incluindo o uso obrigatório de máscaras. O jornal catalão el Periódico anuncia que nas comunidades autónomas da Catalunha e de Aragão o vírus avança sem controlo, mas as notícias relativas à Andaluzia e à Galiza também são preocupantes.
Por outro lado, as notícias que nos chegam da Austrália e dos Estados Unidos, bem como do Brasil e da Índia, revelam que ainda estamos muito longe de ultrapassar a crise pandémica que nos está a afectar desde Março e que, provavelmente, teremos que continuar a esperar pelo aparecimento de uma vacina que nos devolva a esperança em relação à normalização da nossa vida.
Apesar de todas as medidas adoptadas para superar a crise sanitária, o facto é que a crise económica também se agrava, pois a confiança dos agentes económicos tem dado poucos sinais de recuperação. Todos vemos que os aviões voam com poucos passageiros, que os restaurantes continuam vazios e que a maioria das lojas continua sem clientes. Começa a desenhar-se uma situação de calamidade mundial com muito desemprego e muita pobreza, o que nem os mais radicais adeptos da teoria dos ciclos económicos tinha previsto.