segunda-feira, 25 de abril de 2022

O novo mandato de Macron e a Ucrânia

Na 2ª volta das eleições presidenciais francesas que ontem se realizaram, o candidato Emmanuel Macron foi reeleito com 18,779 milhões de votos (58,5 %), enquanto a sua adversária Marine Le Pen conseguiu 13,297 milhões de votos (41,5 %).
A vitória de Emmanuel Macron foi inquestionável, mas se compararmos os resultados de ontem com os resultados das eleições presidenciais de 2017, em que Macron conseguiu cerca de 20,743 milhões de votos (66,1 %) e Marine Le Pen obteve 10,638 milhões de votos (33,9 %), verificamos que, entre 2017 e 2022, Macron perdeu cerca de dois milhões de votos e que Marine Le Pen subiu a sua votação em mais de dois milhões e setecentos mil votos. Estes resultados foram considerados uma vitória do europeísmo e uma derrota do populismo, mas a vitória de Macron tem um sabor amargo e constitui um desafio para o seu segundo mandato: por um lado houve cerca de 28 % de abstenções que corresponderam a cerca de 14 milhões de franceses que não foram às urnas e, por outro, ele recebeu alguns milhões de votos de eleitores que lhe deram o seu voto apenas porque o não queriam dar a Le Pen. Como disse Jean Luc Mélenchon, o líder da extrema-esquerda, o presidente Macron sobreviveu “num oceano de abstenção e de votos brancos e nulos”.
Emmanuel Macron sabe bem as dificuldades que o esperam tanto interna como externamente, tendo declarado que “já não sou candidato de alguns, mas sou o presidente de todos”, acrescentando que “sei que um grande número dos nossos compatriotas votaram hoje por mim, não por me apoiarem, mas para fazerem barreira à extrema-direita, mas quero dizer-lhes que tenho consciência da minha dívida nos próximos anos".
Todos sabem o empenhamento com que Macron procurou evitar a guerra na Ucrânia, cujo esforço só foi suspenso devido à sua campanha eleitoral. Espera-se agora que Emmanuel Macron volte a restabelecer contactos com Moscovo e Kiev, para ajudar a fazer o que tem que ser feito: o cessar-fogo na Ucrânia.

Ucrânia e a competição entre dois mundos

Estamos com dois meses de guerra na Ucrânia e temos sido inundados com enormes volumes de informação, temos ouvido muitas dezenas de comentadores e temos visto imagens da guerra e das suas muito dramáticas consequências. 
Porém, a simplicidade da capa da edição de ontem do jornal berria oferece-nos mais uma perspectiva do conflito que opõe Moscovo e Kiev, ou da guerra em que se enfrentam Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
O berria é um jornal diário com sede em Andoain, uma pequena cidade do norte de Espanha, localizada próximo de San Sebastián/Donostia, na província de Guipúscoa da comunidade autónoma do País Basco, sendo o único jornal publicado em língua basca. A imagem que o jornal escolheu para ilustrar a sua última edição sugere uma visão do conflito que desvaloriza o agressor e o agredido, pois centra-se num exercício de equilíbrio e na competição entre dois blocos e dois mundos. Com a ajuda do Google, pudemos ler que “embora o conflito militar, que começou há dois meses, não se tenha espalhado para fora do país do Leste europeu, as suas consequências geopolíticas estão a espalhar-se por quase todos os cantos do globo”. 
Como se verifica pelas múltiplas interferências externas que já estão a influenciar a evolução do conflito, designadamente através da presença de combatentes estrangeiros e do intenso fornecimento de armamento proveniente de muitas origens, há muitas razões para nos preocuparmos com o que se está a passar na Ucrânia e para desejarmos que rapidamente se chegue ao cessar-fogo.