segunda-feira, 25 de abril de 2022

Ucrânia e a competição entre dois mundos

Estamos com dois meses de guerra na Ucrânia e temos sido inundados com enormes volumes de informação, temos ouvido muitas dezenas de comentadores e temos visto imagens da guerra e das suas muito dramáticas consequências. 
Porém, a simplicidade da capa da edição de ontem do jornal berria oferece-nos mais uma perspectiva do conflito que opõe Moscovo e Kiev, ou da guerra em que se enfrentam Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
O berria é um jornal diário com sede em Andoain, uma pequena cidade do norte de Espanha, localizada próximo de San Sebastián/Donostia, na província de Guipúscoa da comunidade autónoma do País Basco, sendo o único jornal publicado em língua basca. A imagem que o jornal escolheu para ilustrar a sua última edição sugere uma visão do conflito que desvaloriza o agressor e o agredido, pois centra-se num exercício de equilíbrio e na competição entre dois blocos e dois mundos. Com a ajuda do Google, pudemos ler que “embora o conflito militar, que começou há dois meses, não se tenha espalhado para fora do país do Leste europeu, as suas consequências geopolíticas estão a espalhar-se por quase todos os cantos do globo”. 
Como se verifica pelas múltiplas interferências externas que já estão a influenciar a evolução do conflito, designadamente através da presença de combatentes estrangeiros e do intenso fornecimento de armamento proveniente de muitas origens, há muitas razões para nos preocuparmos com o que se está a passar na Ucrânia e para desejarmos que rapidamente se chegue ao cessar-fogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário