domingo, 30 de junho de 2019

Torre de Hércules - património mundial

O farol da Torre de Hércules localiza-se no extremo norte da região da Galiza a cerca de 1600 metros do centro da cidade da Corunha, sendo o único farol romano que continua a servir a navegação marítima que utiliza aquele porto.
O edifício do farol tem 68 metros de altura e está construído sobre um promontório com 57 metros de altitude, constando de três níveis estruturais: o primeiro tem uma base quadrada e corresponde à estrutura do farol romano construído no século I da nossa era, um segundo nível estrutural tem secção octogonal e foi acrescentado no século XVIII e, um terceiro nível também octogonal, suporta o sistema de alumiamento ou o farol propriamente dito.
Em 2009 a Torre de Hércules foi inscrita na Lista do Património Mundial da Unesco.
Ontem, porque se completava o 10º aniversário da classificação do farol, houve uma grande festa comemorativa que incluiu uma reconstituição do acampamento romano de Ave Crunia, uma representação teatral clássica ao ar livre, um concerto de Mercedes Peón e a projecção de um espectáculo audiovisual sobre a própria torre, intitulado “Luz e Som de Hércules”.
O jornal La Voz de Galicia assinalou a efeméride na sua edição de hoje com uma reportagem intitulada  dos mil años y diez de Patrimonio, ilustrada com uma fotografia do farol iluminado pelo espectáculo de luz e som. E o assunto justifica-se até porque a classificação da Unesco converteu a Torre de Hércules num dos mais atractivos pontos turísticos da Galiza.