sábado, 10 de fevereiro de 2018

O carnaval é um tempo de festa e de folia

O carnaval chegou. É um tempo de festa e de folia para quem gosta, sobretudo as crianças que ontem em Lisboa se viam em enormes filas enquadradas pelos seus professores e com as mais coloridas indumentárias a festejar com alegria o carnaval. Ao mesmo tempo, chegam-nos os anúncios dos festejos carnavalescos em Loures e Torres Vedras, em Ovar, Loulé e em muitas mais localidades, mas também a informação de que os hotéis nessas cidades estão cheios por causa do dito carnaval, a demonstrar que há muita gente que gosta do carnaval ou que somos um país de foliões e não uma terra de tristes macambúzios.
Porém, estes carnavais lusitanos não têm a expressão artística nem o envolvimento popular do carnaval brasileiro e, em especial, do carnaval do Rio de Janeiro que é o mais famoso do mundo, atraindo muitos milhares de turistas e deixando os brasileiros extasiados ou quase enlouquecidos, para tudo se acabar na quarta-feira....
Acontece que o carnaval também é festejado em muitas regiões espanholas, com destaque para as ilhas Canárias, onde as cidades de Las Palmas e de Santa Cruz de Tenerife rivalizam na apresentação do melhor carnaval e na escolha das suas rainhas, que depois são promovidas pela imprensa. Parece que nesta competição canária o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife tem vantagem, porque é considerado o segundo carnaval mais popular e mais conhecido internacionalmente, depois do carnaval do Rio de Janeiro. Este ano a rainha é Carmen Laura Lourido Pérez de 33 anos de idade que foi escolhida entre 13 candidatas e que nos próximos dias será sujeita a um enorme esforço físico, pois terá que arrastar a sua complexa vestimenta que pesa muitas, mas muitas, dezenas de quilogramas e participar em demorados desfiles. No entanto, quem corre por gosto não cansa... além de que o reinado e as respectivas mordomias e benesses duram um ano.