quarta-feira, 12 de junho de 2019

Aí estão as Festas de Lisboa 2019

As Festas de Lisboa já começaram no início do mês, mas a próxima noite, a noite de Santo António, é sem dúvida o seu ponto mais alto. Um pouco por toda a cidade, mas sobretudo nos bairros populares da sua zona histórica, tudo se transforma num enorme arraial com arcos e balões coloridos e com os grelhadores a assar sardinhas que espalham no ar o seu agradável cheiro característico. Multidões de residentes e de turistas entopem as estreitas ruas da Alfama, da Mouraria e da Graça, esgotando litros de cerveja para atenuar o calor da noite, enquanto o ensurdecedor som das músicas mais populares de raiz lisboeta gera congestionamentos sonoros quase insuportáveis. É realmente uma apreciada e colorida festa que anima a cidade.
Num outro palco apresentam-se as marchas populares que desfilam animadamente pela Avenida da Liberdade com os seus figurinos, encenações, danças e canções, sob o entusiástico apoio de milhares de pessoas que aplaudem cada marcha e cada bairro num exercício de rivalidade pouco comum. A televisão costuma fazer um directo, habitualmente apresentado de uma forma demasiado popularucha, mas que permite que no conforto doméstico se acompanhem as marchas e a sua estética e se aprecie o esforço dos marchantes.
Porém, as Festas de Lisboa são muito mais do que arraiais, sardinha assada e marchas populares, pois multiplicam-se as iniciativas, sobretudo musicais. Um dos seus mais característicos ex-libris são os Casamentos de Santo António, em que 16 casais lisboetas presumivelmente com maiores carências financeiras, celebram o seu casamento na Sé de Lisboa com toda a pompa e circunstância, com o apoio da tradição popular e da Câmara Municipal de Lisboa.
As Festas de Lisboa sempre foram muito atractivas, mas com tantos turistas que por aí andam, estão a tornar-se demasiado cansativas, porque já não há espaço, nem sardinhas, nem paciência para tanta gente!