terça-feira, 8 de dezembro de 2020

O sim de Marcelo: habemus candidato!

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou ontem que era candidato a um novo mandato na Presidência da República e com essa declaração acabou com um tabu que se arrastava há vários meses. O país ficou aliviado! 
No entanto, não houve surpresa nenhuma com este anúncio, excepto no que respeita ao local que escolheu para o fazer. Não foi uma universidade ou uma biblioteca, nem um jardim ou um local histórico, ou mesmo uma praia de que tanto gosta, tendo optado pela pastelaria A Chique de Belém, que agora se travestiu e se chama Versailles
Provavelmente Marcelo Rebelo de Sousa quis mostrar que tal como a pastelaria é contígua ao palácio que ocupa, também o seu anúncio naquele lugar está ligado ao palácio que vai continuar a ocupar. Porém, em vez de atravessar a Calçada da Ajuda e gastar um minuto a fazer uns 20 metros, tratou de atravessar a Praça Afonso de Albuquerque e mostrar-se às câmaras durante alguns minutos. A simplicidade da encenação foi estudada, como são quase todos os passos presidenciais, mas ao preferir A Chique de Belém em vez da Leitaria da Junqueira que fica bem próximo, quis mostrar a sua faceta populista e cosmopolita. 
Todas as sondagens mostram que o Presidente da República vai ser reeleito à primeira volta por uma confortável maioria, pois tem feito uma boa presidência, embora com demasiados exageros populistas, sobretudo na sua relação com as câmaras que mobiliza para os seus tiques narcisistas. Ninguém esquece, porque tudo foi filmado pelas televisões, a cena em que foi vacinado contra a gripe, nem o salvamento de duas jovens na praia do Alvor, ou a publicidade que deu à sua visita privada a Porto Santo. Talvez que Marcelo Rebelo de Sousa no seu próximo mandato possa acabar com este tipo de cenas ridículas, com o exagero de selfies e com o gosto de falar sobre tudo o que deve e não deve. 
Naturalmente, a pastelaria A Chique de Belém, aliás Versailles, vai continuar a ter um cliente certo.