sábado, 27 de agosto de 2016

O estilo telenovela na política portuguesa

A jovem que desde Março dirige o CDS tem feito tudo para dar nas vistas e não se cansa de aparecer por toda a parte para falar, para opinar e para criticar. Fala por tudo e por nada. Precisa de notoriedade. Procura-a incansavelmente. É uma necessidade básica de quem não sabe quanto vale em termos eleitorais, mas que não deve andar longe dos 5%. É difícil sair desta irrelevante fasquia que só serve para ser muleta dos outros, até porque o povo tem memória e não esquece que Assunção Cristas também foi responsável pela brutal austeridade e pelo empobrecimento que foi imposto aos portugueses. Além disso, ela também quis ir além da troika e esteve sempre ao lado do irrevogável Portas a dar o dito por não dito. Sabendo que nem o seu passado partidário, nem o seu projecto político têm o apoio do eleitorado, a moça adoptou uma estratégia populista para dar nas vistas. Vai daí, vestiu um vestido curto estampado com kiwis e posou numa fotografia artístico-sexy, digna da capa de uma qualquer revista cor-de-rosa. Para quem aspira ao poder, era difícil fazer pior.
Um antigo deputado do seu partido de nome Raúl Almeida deve ter visto a fotografia e não se calou, tendo dito que “há um certo culto da personalidade e da frivolidade de uma presidente que está nas revistas cor-de-rosa quando o país está a arder“, acrescentando que o futuro do seu partido depende da forma como aquela jovem se comportar enquanto presidente do CDS e “não como uma atriz de telenovelas” e que “é muito importante que não confunda a rentrée com a silly season”.
O assunto só pode interessar aos tais 5% mas, de facto, é muito divertido verificar como o estilo telenovela entra na política portuguesa.

Em busca de um entendimento na Síria

A edição do diário libanês al-akhbar que se publica em Beirute, destaca na primeira página da sua edição de hoje uma fotografia em que John Kerry e Serguei Lavrov se cumprimentam. Aquela fotografia tem a virtude de, por si só,  nos dar esperança para que acabe a guerra na Síria, não sendo necessário ler árabe para ter mais explicações. Hoje ninguém tem dúvidas que a continuação ou o fim da guerra dependem da vontade e das armas dos Estados Unidos e da Rússia.
De facto, a reunião ontem realizada em Genebra entre o Secretário de Estado dos Estados Unidos e o Ministro das Relações Exteriores da Federação Russa durou 12 horas e teve a crise síria como principal ponto da agenda. No final, em ambiente de grande cordialidade, os dois dirigentes anunciaram importantes progressos nas conversações, embora tivessem acentuado que ainda não houve acordo quanto ao fim das hostilidades, mas que vão ser procurados consensos nos próximos dias.
Numa declaração final, Kerry declarou estar satisfeito com os resultados do encontro e agradeceu a Serguei Lavrov pelo trabalho conjunto. Por sua vez, Lavrov informou que ambos concordaram em actuar junto das partes envolvidas no conflito, isto é, a Rússia junto do governo sírio e os Estados Unidos junto da oposição a Bashar al-Assad, no sentido de encontrar solução para o principal ponto de discórdia que continua a ser o futuro do presidente sírio: Moscovo – que apoia Damasco – defende que o país mergulharia no caos sem Bashar al-Assad, enquanto Washington é favorável ao afastamento do chefe de Estado, exigido pela oposição.
É caso para dizer “entendam-se”, mas depressa. Se necessário, vejam as catastróficas imagens da destruição de Aleppo e de tantas outras cidades sírias.