segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Hóquei: vence Argentina, perde Portugal.

A selecção portuguesa de hóquei em patins ostentava o título de campeã do mundo conquistado em Barcelona em 2019, quando ontem à noite defrontou a selecção argentina na cidade de San Juan, na final do 45º Campeonato do Mundo.
A cidade de San Juan é a capital da província de San Juan, uma das vinte e três províncias da República Argentina, fica situada nas proximidades da fronteira com o Chile e é conhecida como a capital do hóquei em patins argentino, devido ao enorme entusiasmo que a modalidade suscita.
Depois de ultrapassar a Itália, a França, a Alemanha e o Chile, a equipa portuguesa chegou à final com o sonho de revalidar o seu título, mas encontrou do outro lado a equipa argentina fortemente motivada pelo seu público. O jogo começou a correr bem para a equipa portuguesa que chegou a uma vantagem de 2-0, mas os argentinos reagiram e foram felizes, tendo triunfado por 4-2. São os novos Campeões do Mundo de Hóquei em Patins e, na véspera, a equipa feminina argentina também se sagrara campeã do mundo, enquanto Portugal garantiu o terceiro lugar. A euforia na cidade de San Juan foi compreensível, porque depois de serem campeões do mundo em sub-19 e em femininos, tornaram-se campeões do mundo em masculinos pela sexta vez. 
O Diario de Cuyo, que é o principal jornal da cidade, deu ao acontecimento todo o espaço da sua primeira página e escreveu “en hochey, Argentina manda”. Desta vez perdeu Portugal, mas não houve deslustre pois as suas selecções conseguiram o 2º lugar em masculinos e o 3º lugar em femininos. No desporto é assim: umas vezes ganha-se, outras vezes perde-se.