segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Os nossos campeões do mundo do futsal

O futsal é uma modalidade que, apesar de ser muito popular e ter muitos praticantes, não goza de um estatuto desportivo elevado, tanto no nosso país, como no mundo, apesar de ser um jogo de grande beleza estética e atlética. Antigamente chamava-se futebol de salão e também futebol de cinco, mas quando foi consagrado pela FIFA tornou-se futsal. Pois ontem Portugal sagrou-se campeão do mundo de futsal e um título destes é um acontecimento muito raro, tendo originado uma invulgar atenção da comunicação social e entusiasmado muita gente. Não foi caso para menos, porque houve incerteza e emoção em cada jogo disputado na nona edição do Futsal World Cup Lithuania 2021, organizado pela FIFA.
Nas oito edições anteriores o Brasil vencera cinco vezes, a Espanha duas e a Argentina uma, mas desta vez a vitória coube à equipa portuguesa. No seu percurso vitorioso bateu-se com a Tailândia (4-1), as Ilhas Salomão (7-0), Marrocos (3-3), Sérvia (4-3), Espanha (4-2), Cazaquistão (3-2) e, finalmente, a Argentina (2-1). Foi uma caminhada realmente emocionante que a RTP acompanhou.
No jogo da final ontem disputado na cidade de Kaunas, a equipa foi apoiada por uma surpreendente legião de adeptos que vibraram com as fintas de Ricardinho, as defesas de Bebé e os golos de Pany Varela.
Toda a imprensa desportiva, mas também a imprensa generalista portuguesa, registaram e aplaudiram aquela vitória. Foi, seguramente, um dos mais importantes resultados que o desporto português alguma vez conseguiu em termos colectivos e daí o nosso aplauso, enquanto admiradores do futsal.