quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Plásticos contaminam costas espanholas

No passado dia 8 de Dezembro, um navio que navegava ao longo da costa portuguesa na latitude de Viana do Castelo, perdeu parte da carga que transportava, incluindo contentores com abundantes pellets, que são pequenas bolas de plástico que, entre outras aplicações, servem para ajudar a acomodar cargas sensíveis nos contentores durante as viagens marítimas, como automóveis, electrodomésticos e vários outros equipamentos.
Segundo informações divulgadas pelo governo espanhol, o armador do navio informou que caíram ao mar mais de mil sacos com cerca de 26,2 toneladas destas bolas com cerca de cinco milímetros de diâmetro, que estão agora a dar à costa no norte de Espanha.
O primeiro sinal de alerta ambiental deu-se na Galiza, cujas praias começaram a ser contaminadas. As autoridades e muitos grupos de voluntários, recordados do desastre ambiental do petroleiro Prestige, assumiram uma “misión voluntariosa pero imposible”, como titulou o jornal Faro de Vigo. Porém, a contaminação marinha das pellets de plástico, também chamada “maré de plástico”, afectou todo o norte de Espanha, passando às costas das Astúrias, da Cantábria e do País Basco, onde foi declarada uma situação de emergência. De acordo com um especialista português “nas praias espanholas estão esferas de plástico de cinco milímetros que facilmente se partem, passando a microplásticos quando tiverem menos de um milímetro, fraccionando-se depois e constituindo nanoplásticos”, que vão entrar na cadeia alimentar de peixes e bivalves e, naturalmente, chegarão à cadeia alimentar dos humanos. Este tipo de acidente ainda é pouco conhecido e não se sabe como evoluirá, nem como afectará o ambiente marinho e os seres vivos.

Os doze perigos que ameaçam 2024

A edição da revista L’Express que hoje começou a circular, inclui uma desenvolvida reportagem sobre os “doze perigos que ameaçam 2024” e ilustra a sua primeira página com uma sugestiva ilustração em que se vêem Donald Trump, Vladimir Putin, Xi Jinping, Benjamin Netanyahu e Ali Khamenei.
Segundo a revista, o ano de 2024 promete ser muito agitado e vai continuar a assistir a duas guerras brutais na Ucrânia e em Gaza mas, para além desses conflitos, haverá outras ameaças à estabilidade mundial: a pressão militar chinesa sobre Taiwan, as contínuas provocações norte-coreanas, o acesso do Irão à bomba atómica e a cooperação cada vez mais estreita entre Moscovo, Pequim, Teerão e Pyongyang. Os ventos que sopram na Europa também parecem incertos, pois a pressão das opiniões públicas começa a produzir efeitos e a gerar hesitações no prometido apoio à Ucrânia. O ano de 2024 também vai assistir a mais de 70 actos eleitorais por todo o mundo, incluindo a eleição presidencial nos Estados Unidos, o que pode alterar o actual quadro geopolítico mundial. Porém, os perigos que ameaçam 2024” não se ficam por aqui e a revista francesa ainda fala na tensão no Azerbaijão, na crise Venezuela-Guiana, no eventual alastramento do conflito do Médio Oriente, na progressão da extrema-direita europeia e nos ataques jihadistas em vários países africanos, incluindo Moçambique.
Lamentavelmente, a revista só fala de guerras ou de possíveis guerras, quando o que precisamos é que sejam abertos caminhos para a paz.