quinta-feira, 7 de abril de 2022

Algumas hipocrisias da guerra na Ucrânia

Estamos a assistir diariamente a preocupantes sinais de um alastramento do conflito ucraniano a outras esferas que não apenas a específica área militar, com destaque para a esfera económica e para as sanções que têm sido impostas à Federação Russa por inúmeros países. Uma das sanções mais dolorosas para os russos, terá sido a Executive Order (O.E.) de 8 de Março, assinada por Joe Biden, em que é proibida aos americanos a importação de petróleo, gás natural e carvão russos, isto é, os Estados Unidos decretaram o embargo à importação de hidrocarbonetos ou energias fósseis russas.
Porém, é sabido como a globalização deu origem a uma enorme interdependência entre as economias e como os factores de produção se encontram muito dispersos, pelo que o processo produtivo se internacionalizou e mostra como todos são cada vez mais dependentes de todos. Por isso, todos os embargos têm um efeito bumerangue, pois afectam as duas partes do processo e nem todos se sujeitam aos diktats políticos.
Só assim se compreende a notícia que hoje é destacada pelo jornal financeiro francês La Tribune, em que revela que apesar do embargo, os Estados Unidos continuam a importar petróleo russo. A investigação baseou-se na consulta do portal marinetraffic.com, que regista os movimentos de navios petroleiros, bem como as datas e portos de partida e de chegada. Assim, o jornal verificou o registo de chegada a portos americanos de vários navios hasteando diferentes bandeiras, uns saídos de Krasnodar, no mar Negro, e outros de Ust-Luga, na região de São Petersburgo. O jornal diz ainda que “pelo menos sete petroleiros provenientes da Rússia, navegam actualmente para os Estados Unidos com petróleo russo, segundo os dados do portal marinetraffic.com”.
Segundo o jornal, estes fluxos mostram que apesar do embargo, os hidrocarbonetos russos continuam a chegar aos Estados Unidos e que se elevam a cerca de 148 mil barris diários. Para além da tragédia humana e da destruição, é realmente cada vez mais difícil perceber o que se está a passar no meio de tantas hipocrisias.