quarta-feira, 24 de maio de 2023

João Almeida é uma estrela que brilha

Exceptuando alguns futebolistas cuja notoriedade foi ou ainda é alimentada pela cumplicidade entre as indústrias do marketing e do futebol, são muito raros os atletas portugueses que têm um verdadeiro sucesso individual nas competições internacionais em que participam, pelo que os casos dos campeões olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mota continuam a ser uma referência no desporto português. Não são casos únicos, porque também houve outros atletas de grande sucesso internacional como Joaquim Agostinho e Rui Costa (ciclismo), Fernanda Ribeiro e Nélson Évora (atletismo), Fernando Pimenta (canoagem) e alguns outros que deram grandes alegrias aos desportistas portugueses.
Ontem, o ciclista João Almeida entrou na lista dos nossos grandes atletas ao vencer a duríssima 16ª etapa do Giro d’Italia disputada entre Sabbio Chiese e Monte Bondone. Foram 203 quilómetros num percurso que incluía várias montanhas e todos pudemos ver, em directo pela televisão, a forma decidida e inteligente como João Almeida se conduziu ao longo da corrida, como estudou os adversários e como os superou na última subida para o Monte Bondone. Foi um notável feito do desporto português que muito nos entusiasmou e que aqui aplaudimos.
Alguns jornais italianos e portugueses destacaram nas suas primeiras páginas o triunfo do ciclista português, mas escolhemos a capa do jornal Record para ilustrar este texto. Agora João Almeida está no 2º lugar da classificação geral e todos ansiamos para que ainda nos possa dar mais alegrias.