quinta-feira, 17 de junho de 2021

A cimeira Biden-Putin e um novo diálogo

O encontro de ontem entre Joe Biden e Vladimir Putin foi um dos mais importantes acontecimentos políticos dos últimos anos, porque os Estados Unidos e a Rússia são as duas maiores potências nucleares do nosso planeta, tendo os grandes jornais internacionais publicado a fotografia dos dois líderes. O encontro Biden-Putin realizado na biblioteca da Vila La Grange, em Genebra, foi muito positivo porque permitiu reabrir o diálogo entre as duas superpotências, mas também porque contribuiu para dissuadir os ambientes de desconfiança e de tensão que se tinham acumulado nos últimos meses.
Segundo a imprensa mundial revelou, o encontro durou cerca de três horas e o diálogo foi construtivo e positivo, embora não tivesse quaisquer resultados espectaculares, mas os dois líderes mostraram “vontade de se entenderem”. De resto, como foi acentuado por ambos, cada um deles disse representar os interesses dos seus países e muitos desses interesses não são coincidentes. Joe Biden disse mesmo que a sua agenda “não é contra a Rússia, mas que é pelo povo americano”.
A imprensa refere que durante a reunião foram tratados o problema dos direitos humanos, em particular a prisão do líder oposicionista russo Alexei Navalny, tal como as questões da cibersegurança.
Uma das poucas medidas concretas da cimeira foi a decisão de voltar a enviar para os seus postos o embaixador americano em Moscovo e o embaixador russo em Washington, o que é um bom sinal de desanuviamento.