quinta-feira, 1 de julho de 2021

Efeito das mudanças climáticas no Canadá

O processo de aquecimento global do nosso planeta e as alterações climáticas estão na ordem do dia, sobretudo pelo está a acontecer nas regiões ocidentais do Canadá e dos Estados Unidos, onde as temperaturas se têm aproximados dos 50ºC, o que tem provocado centenas de mortes e tem levado as autoridades a encerrar escolas, empresas e centros de vacinação. Não há memória de uma onda de calor como esta e todos os registos históricos foram ultrapassados, por exemplo nas cidades de Vancouver, Seattle e Portland, onde as temperaturas têm atingido valores muito superiores aos valores que são habituais nesta época.
Por todo o mundo, à excepção da América de Donald Trump, as alterações climáticas têm sido consideradas a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas e transversais na sociedade, sobretudo nos aspectos económicos, sociais e ambientais. Embora as alterações climáticas sempre tenham sido registadas ao longo da vida do nosso planeta, o agravamento que vem acontecendo no último século não tem precedentes e é uma ameaça para a Humanidade. A principal razão das mudanças em curso são os chamados gases de efeito de estufa, cujas emissões têm aumentado devido ao dióxido de carbono (CO2) resultante da queima de combustíveis fósseis. Daí que, a temperatura global tivesse aumentado 0,76ºC no último século, embora a previsão para este século se situe entre 1,1 e 5,4ºC, dependendo das medidas que vierem a ser adoptadas pela comunidade internacional.
O facto é que esta onda de calor no ocidente do Canadá e dos Estados Unidos impressionou muita gente, incluindo alguma imprensa francesa como o Libération, que já se esqueceu do Euro 2020 e que deixou a loucura dos franceses pelo Tour de France para um plano secundário.