domingo, 30 de março de 2025

Aí está a Espanha, as fiestas e as corridas

A temporada de touradas em Espanha vai começar e nos próximos meses vão acontecer centenas de corridas, que são a mais tradicional, mas também a mais controversa das fiestas espanholas. As touradas são uma tradição profundamente enraizada na cultura espanhola e realizam-se em quase todo o país mas, sobretudo, na Andaluzia (Sevilha, Córdoba, Málaga e Granada), Madrid, Castela-La Mancha, Castela e Leão, Comunidade Valenciana e Navarra.
A Feria de San Isidro em Madrid, na Plaza de Toros de Las Ventas, é a mais famosa feira taurina do mundo, mas também são muito apreciadas as corridas da Feria de Abril na Plaza de Toros de la Maestranza de Sevilha, das Fiestas de San Fermin na Plaza de Toros de Pamplona, onde ocorrem os famosos encierros, da Feria de Fallas na Plaza de Toros de Valencia, da Feria de Pedro Romero, ou corrida Goyesca, na Plaza de Toros de Ronda e da Feria de Malaga, na Plaza de Toros de La Malagueta.
A edição de hoje do Diario de Sevilla dedica a sua primeira página a Morante de la Puebla, o nome artístico de José António Mrante Camacho, um matador de toiros espanhol muito apreciado, que é natural de La Puebla del Rio, nos arredores de Sevilha.
A Feria de Abril de Sevilha começará no dia 5 de Maio e durará sete dias, mas as redacções dos jornais já começam a promover as corridas e as fiestas que se aproximam, bem como os diestros que vão emocionar os aficionados, como hoje acontece com Morante de la Puebla, o ídolo de Sevilha, com o seu "emotivo retorno a los ruedos". 
... e que viva la España!

A loucura e a surpresa nos apetites do DT

Donald Trump, ou simplesmente o DT, tomou posse há pouco mais de dois meses e a forma como tem conduzido a política interna e externa americana está a surpreender muita gente e a abalar o mundo. O DT já tinha ocupado a Casa Branca entre 2017 e 2021, eram conhecidas as suas extravagâncias e as suas posturas autoritárias, mas nada indicava que fosse possível fazer tanta maldade em tão pouco tempo. Muita gente, sobretudo na Europa, mas também nos Estados Unidos, está surpreendida e eu sou um deles. Igual surpresa foi a escolha para seu vice-presidente de J.D. Vance, um rapazola desbocado, arrogante e insensato, que vai fazendo o trabalho mais sujo da administração do DT, nos vários sítios por onde passa.
A forma como têm vindo a querer tomar conta da Gronelândia “de uma maneira ou de outra”, é chocante e de um atrevimento que não conhecíamos, mas os apetites do DT não se ficam apenas pela Gronelândia. A sua promessa de “acabar com a guerra na Ucrânia em 24 horas”, afinal não passou de uma forma de querer apossar-se das riquezas minerais e das centrais nucleares ucranianas e de, ao mesmo tempo, humilhar os europeus que, diga-se a verdade, bem se puseram a jeito.  
Na sua edição de ontem, o jornal francês Ouest-France que se publica em Rennes e é o principal diário da Bretanha, destaca uma fotografia do desbocado J.D. Vance em pose de conquistador num território que é dinamarquês, enquanto escolheu para título “l’apétit des États-Unis…”. É que, para além da Gronelândia e da Ucrânia, o DT ainda quer o canal do Panamá, a Faixa de Gaza e até o Canadá, a quem vem assediando para se tornar o 51º estado dos Estados Unidos. E sabe-se lá mais o quê. 
Como andam baralhados os comentadores profissionais que ocupam as televisões e que não previram que isto pudesse acontecer…