terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A América do Norte sob tempestade polar

Muitas das perturbações meteorológicas que vêm afectando o nosso planeta, são atribuídas a um fenómeno conhecido como as alterações climáticas, assim acontecendo com a seca e com as inundações, mas também com outros episódios meteorológicos.
Nesta quadra de Natal, os Estados Unidos e o Canadá estão a passar pela mais rigorosa tempestade de inverno verificada nos últimos anos, com temperaturas que chegam aos 50ºC negativos. A situação já foi classificada como um ciclone-bomba e tem sido marcada por abundantes nevões e intenso frio polar, que já provocaram algumas dezenas de mortes, muitos cortes de energia, bloqueio de estradas, encerramento de aeroportos e o cancelamento de milhares de voos. A governadora do estado de Nova Iorque classificou o fenómeno como “uma tempestade épica que acontece uma vez na vida”, acrescentando que, provavelmente, vai ficar conhecida como “a tempestade de neve de 22”.
Na sua edição de hoje o jornal USA Today destaca que o “número de mortos na histórica tempestade de inverno atinge os 50” e, referindo-se a Buffalo, a segunda mais populosa cidade do estado de Nova Iorque onde a neve já “soterrou” muitas casas e atingiu 2,40 metros de altura em alguns locais, avisa os seus habitantes para se prepararem para mais neve, naquele que é “o pior nevão desde há quatro décadas”. O frio extremo provocou temperaturas negativas em 48 dos 50 estados americanos!
O Canadá também foi afectado pela tempestade e todas as suas províncias emitiram alertas meteorológicos, havendo milhares de pessoas sem energia e estando os principais aeroportos fechados ao tráfego. A vaga de frio que está a atravessar a América do Norte estendeu-se para sul e chegou ao México, onde nevou, nomeadamente nas zonas mais altas da capital.