domingo, 2 de novembro de 2014

Turista espacial? Não, obrigado.

Já havia cerca de oito centenas de celebridades e de milionários inscritos para as viagens de turismo espacial organizadas pela Virgin Galactic que se previa fossem iniciadas em 2015, mas durante um voo de teste realizado esta semana sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, a nave espacial SpaceShip Two caiu por causas ainda não apuradas e ficou completamente destruida. Este acidente foi grave e foi, também, mais um duro golpe no projecto lançado em 2004 pelo empresário britânico Richard Branson, que já foi afectado por muitos revezes que têm adiado o projecto de levar turistas para o espaço, devido a avarias, acidentes e outros imponderáveis. Inicialmente previstas para ter início no ano de 2007, a nova data para iniciar as viagens comerciais no espaço está agora a ser reavaliada, até porque será necessário preparar um SpaceShip Three.
A ideia da realização de viagens turísticas espaciais tinha nascido como um projecto futurista e utópico, mas a realidade estava cada vez mais próxima de ultrapassar a ficção. O esquema operacional delineado para as viagens previa que, com dois pilotos e seis passageiros a bordo, o SpaceShip Two fosse transportado por outro veículo até aos 13.700 metros de altitude e que, depois, fosse libertado e subisse até aos 100 quilómetros de altitude, propulsionado por um motor próprio. Seria aí que os turistas espaciais poderiam observar a Terra a flutuar no espaço e em que estariam em gravidade zero durante alguns minutos. 
O desastre agora ocorrido teve larga repercussão nos media anglo-saxónicos, como é o caso do The Times, não significando apenas a perda de um piloto de ensaios e um astronómico prejuízo material, mas também mais um atraso na data de início das viagens turísticas espaciais. Além disso, este acidente vai gerar alguma intranquilidade e perda de entusiasmo nas centenas de pessoas que já pagaram 250 mil dólares para participarem nos primeiros voos comerciais e já há quem pense em desistir. Muitas dessas pessoas já terão repensado a aventura com que sonharam e em breve agitarão slogans: Turista espacial? Não, obrigado!