segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Ciclones tropicais, tempestades e furacões

A costa leste dos Estados Unidos é uma área sujeita a ciclones tropicais formados no Atlântico oriental entre os 10 e os 30 graus de latitude, no golfo do México ou nas Caraíbas.
Os ciclones tropicais têm um ciclo de vida que dura entre duas a três semanas e, durante esse período, movem-se e as suas características evoluem, originando denominações específicas. Em função da velocidade do vento começam por ser designados como "depressões tropicais", depois tornam-se "tempestades tropicais" e, quando o vento sopra com mais de 119 km por hora, passam a ser designados como "furacões" (hurricanes).
O mais recente furacão que atingiu a costa leste dos Estados Unidos foi baptizado como Henri e, como previram as autoridades meteorológicas americanas, foi o primeiro furacão que nos últimos trinta anos atingiu o nordeste dos Estados Unidos, incluindo os estados de Nova Iorque, New Jersey, Maine, Vermont, New Hampshire, Massachusetts, Connecticut e Rhode Island. Para além do vento muito forte que derrubou árvores e postes de electricidade que deixaram milhões de pessoas sem energia, o principal impacto do Henri foi a chuva diluviana que provocou inundações, desabamento de terras e cortou estradas. Na noite de sábado, dia 21 de Agosto, no bairro de Manhattan da cidade de Nova Iorque, foi registado um valor da pluviosidade histórico, porque a chuva ultrapassou o anterior máximo registado em… 1888.
A intensidade furiosa do Henri levou a que a edição de ontem do jornal Newsday lhe dedicasse a sua primeira página e deixasse para segundo plano o “Afghanistan chaos”, o covid-19 e a demissão do governador Cuomo.