domingo, 17 de janeiro de 2021

1961 foi o ano maldito para Salazar

A propósito do 60º aniversário do assalto ao paquete Santa Maria que ocorreu no dia 21 de Janeiro de 1961, a revista Visão inclui na sua mais recente edição uma reportagem sobre os acontecimentos que fizeram de 1961 “o ano maldito para Salazar”. 
A reportagem tem o título “o início do fim do Império” e embora os seus textos sejam curtos, inclui expressivas fotografias que tornam esta edição um documento de muito interesse para reavivar a memória dos seus leitores, sobretudo os mais jovens. 
O regime dirigido por Salazar atravessava grandes dificuldades desde as eleições presidenciais de 1958 e aumentara a repressão sobre as forças oposicionistas internas, enquanto nas Nações Unidas nasciam sucessivas resoluções condenatórias do colonialismo português, com os aliados da NATO a criticarem o regime português e com o primeiro-ministro indiano Nehru a reclamar a posse dos territórios do Estado da Índia. 
No início de 1961 houvera a violenta repressão da revolta popular angolana da Baixa do Cassange e John Kennedy chegava à presidência dos Estados Unidos como apoiante da descolonização das colónias portuguesas. Seguiu-se o assalto ao paquete Santa Maria, depois o ataque a algumas instalações policiais e prisionais na cidade de Luanda e, no dia 15 de Março, aconteceu o início da revolta e dos massacres da UPA no norte de Angola. Em Abril aconteceram a tentativa liderada pelo general Botelho Moniz para afastar Salazar e o início da partida de contingentes de soldados para Angola, “rapidamente e em força”, o que iniciava uma longa guerra que durou até 1974. Nesse mesmo mês de Abril reuniu em Casablanca a Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP) que uniu os movimentos que reivindicavam a independência das colónias; em Julho, por pressão da República do Benim, o forte de S. João Baptista de Ajudá foi abandonado e incendiado; em Novembro, um avião da TAP da linha Lisboa-Casablanca foi assaltado em pleno voo e lançou panfletos contra o regime sobre várias cidades portugueses; em Dezembro as tropas da União Indiana invadiram e ocuparam ao fim de poucas horas os territórios do Estado da Índia. 
Foi o ano maldito para Salazar e foram demasiados acontecimentos que minaram o regime que ainda sobreviveu até 1974.