domingo, 1 de novembro de 2020

R.I.P. Sean Connery

Sir Sean Connery faleceu ontem com 90 anos de idade na sua casa em Nassau, nas Bahamas, tendo essa notícia sido dada por muitos jornais de vários países com destaque de primeira página, o que revela como era popular este actor escocês que participou em cerca de sete dezenas de filmes, alguns deles de grande sucesso. A sua vida foi muito diversificada e antes de se tornar famoso como actor serviu na Royal Navy, mas foram os seis filmes em que interpretou James Bond, o agente secreto 007 do do MI6 britânico, criado por Ian Fleming, que o tornou conhecido internacionalmente. 
From Russia with love, Goldfinger, Só se vive duas vezes ou Os diamantes são eternos são alguns dos filmes que tornaram a figura  de James Bond conhecida em todo o mundo, mas também o actor que o interpretou. Hoje o jornal The Herald que se publica em Glasgow, presta uma grande homenagem a Sean Connery, a quem chama superstar e a quem agradece por ter colocado a Escócia no mapa global. 
Era um bom escocês, tendo militado e financiado o Partido Nacionalista Escocês e sempre defendeu a independência da Escócia mas, apesar disso, no ano de 2000 foi agraciado pela Rainha Isabel II com o título de SirOs filmes mostrando a eficácia operacional e sentimental do agente 007 entusiasmaram a minha geração e continuarão a entusiasmar o público e, por isso, também a imagem do grande actor que foi Sean Connery ficará na memória de quem goste de cinema.