sábado, 8 de junho de 2013

O tempo dos jacarandás em Lisboa


O tempo dos jacarandás chegou a Lisboa!
É o tempo em que essas exóticas árvores de origem sul-americana florescem, embelezam as suas copas e libertam as suas flores lilazes sobre as ruas, as praças e os jardins de Lisboa. É um espectáculo de grande beleza que dura apenas duas ou três semanas, entre os últimos dias de Maio e os meados de Junho, durante o qual a cidade adquire uma beleza singular com as copas das árvores coloridas de lilaz e com a formação de tapetes floridos da mesma cor que se espalham pelo chão. 
Os jacarandás são uma espécie originária da América do Sul (jacaranda mimosifolia) e foram introduzidos com sucesso em Portugal no início do século XIX. Segundo foi noticiado há algum tempo, haverá mais de duas mil árvores na cidade e já são poucas as áreas da malha urbana de Lisboa, onde não existam. 
Não é fácil estabelecer um roteiro dos locais da cidade que nos podem oferecer o cenário mais sugestivo para apreciar e mais atractivo para fotografar os jacarandás, embora a avenida D. Carlos I, a avenida da Torre de Belém, a rua Castilho, o Campo Pequeno, o Parque Eduardo VII e o Largo do Carmo, sejam habitualmente considerados como os melhores locais para desfrutar esse espectáculo cromático. É realmente um dos melhores espectáculos que Lisboa tem para oferecer aos seus residentes e visitantes.

España ganadora



Amanhã, em Paris, disputa-se a final do Torneio de Roland-Garros que é um dos mais importantes torneios de ténis do mundo e que, juntamente com o Open da Austrália, o Torneio de Wimbledon e o Open dos Estados Unidos, integra o chamado Grand Slam do ténis. O torneio nasceu em 1891 e ao longo do tempo teve diferentes formatos e diferentes designações, tendo adoptado o seu actual nome em 1928, quando passou a ser disputado no estádio de Roland-Garros. 
O mais destacado campeão do Torneio de Roland-Garros é o espanhol Rafael Nadal que já venceu sete edições do torneio. Este ano, depois de na sexta-feira ter batido o sérvio Novak Djokovic, actual número um do ranking mundial, Rafael Nadal volta a estar na final em busca do seu 8º título e, pela frente, terá David Ferrer que também é espanhol. Não é a primeira vez que na final do torneio francês se encontram dois tenistas espanhóis, mas desde 2002 que isso não acontecia, pelo que se trata de um acontecimento desportivo muito singular, que hoje é destacado nas primeiras páginas da imprensa espanhola. O diário madrileno La Razón é um desses jornais e, apesar das dificuldades por que passa o país, aproveita a oportunidade para estimular a auto-estima espanhola e titula: España ganadora
E, desportivamente falando, é uma grande verdade!