Numa época em que é evidente uma retracção dos investimentos publicitários, a Água da Serra da Estrela avançou para uma alargada campanha que mantém o conceito já antes utilizado: “Do que a Serra tem de melhor”.
A Água Serra da Estrela é um produto do grupo Sumol+Compal, SA e, naturalmente, a campanha foi decidida por gestores experientes e sabedores, o que significa que foi norteada por objectivos claros e está inserida em estratégias comerciais que visam atrair novos consumidores ou a intensificação do consumo dos seus actuais clientes.
Eu simpatizo muito com o Programa de Reflorestação das Serras de Portugal que a Água da Serra da Estrela tem desenvolvido, em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza, e que já promoveu a plantação de mais de um milhão de árvores em Portugal.
No entanto, com este tipo de anúncio, que é tão pouco sugestivo e que nem sequer cumpre a regra primeira da publicidade – chamar a atenção –, creio que a avaliação custo/benefício que vier a ser feita dos resultados dessa campanha, será muito desoladora.
Eça de Queirós escreveu “Uma campanha alegre”, mas esta é uma campanha triste!