domingo, 17 de maio de 2020

O Brasil de Jair Bolsonaro chegou ao topo

O Brasil já contabiliza 233.142 infectados por covid-19 e, no quadro da incidência da pandemia por país, já figura em quarto lugar, tendo ultrapassado a Itália e a Espanha. Na sua mais recente edição, a revista Veja trata esta situação como uma “amarga realidade” e, para sensibilizar os seus leitores, escolheu como ilustração de capa um mapa do Brasil transformado num enorme cemitério, apoiando-se na máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras.
Apesar de ainda não serem bem conhecidas as condições de propagação nem as terapias adequadas para dominar a pandemia, esta tem sido controlada em muitos países através de medidas de emergência sanitária, ponderadas entre muitas variáveis, com prudência e com a humildade própria de quem sabe como é grave a situação. Inversamente, verifica-se que os países em que os seus líderes autocráticos desvalorizaram a perigosidade da covid-19, como aconteceu com Trump, Putin e Boris Johnson, ocupam os primeiros lugares dessa lista em que o Brasil de Jair Bolsonaro aparece a seguir. São já 15.633 óbitos registados no Brasil por essa “gripezinha” ou “resfriadinho” e, em menos de um mês, o presidente desautorizou e empurrou para fora do governo dois ministros da Saúde.
Em qualquer das demissões de Luiz Mandetta ou de Nelson Teich, houve divergências profundas entre os ministros e o presidente sobre a gravidade da covid-19, sobre o maior ou menor isolamento social e sobre o uso da cloroquina. Bolsonaro ouviu o seu amigo Donald falar sobre a cloroquina e tratou de importar essa ideia com entusiasmo, sem que haja qualquer evidência científica da redução da mortalidade pela covid-19 e, pelo contrário, sejam conhecidos graves efeitos colaterais. Apesar disso, por uma única vez, o Jair não seguiu o amigo americano quando este sugeriu a injecção de desinfectante e o uso de raios ultravioletas para combater o covid-19
Porém, o que o Brasil não vai esquecer é a imagem do Jair a divertir-se em passeata de jet ski, no mesmo fim-de-semana em que o Brasil atingia as dez mil mortes por covid-19. Simplesmente chocante.