quarta-feira, 31 de março de 2021

Finalmente, já há pastéis de nata em Goa

De vez em quando chegam-nos notícias que mostram como a língua e a cultura portuguesa resistem ao tempo, às geografias, às políticas e à indiferença histórica de muitos responsáveis. 
Desta vez a notícia chega de Goa, onde durante alguns anos me deliciei com bebincas, bolos sans rival e dedos de ama, mas onde via com mágoa que a doçaria goesa ignorava o arroz doce e o pastel de nata. Não conseguia compreender como numa terra onde a gastronomia portuguesa deixou algumas raízes, aqueles símbolos da doçaria lusitana não tivessem tido o acolhimento da sociedade goesa, nem das suas elites.
Pois a notícia chegou agora e informa que em Goa nasceu a Padaria Prazeres numa terra cheia de bakeries e, entre o pão e a pastelaria de diferentes origens, encontramos o nosso pastel de nata, uma guloseima emblemática da doçaria portuguesa que ainda há pouco tempo não se encontrava em Goa.
A Padaria Prazeres situa-se em Caranzalém, um bairro da cidade de Panjim, parecendo que está a ter um grande sucesso. O meu aplauso aqui fica, até que lá possa ir.