quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Lisboa, capital da inovação e tecnologia

Lisboa está transfigurada e muito modernizada nos últimos anos e o turismo aparece, ora como causa, ora como consequência, dessa mudança. A cidade aproximou-se da sua zona ribeirinha, os velhos edifícios têm sido bem reabilitados e a oferta cultural dinamizou-se. Um país que há cinquenta anos vivia “orgulhosamente só”, atrai agora gente de todo o mundo, a lembrar a “minha aldeia”, um apreciado poema de António Gedeão:
 
Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.

 A realização da Web Summit, a grande conferência mundial de tecnologia que é organizada desde 2009, primeiro em Dublin mas desde 2016 em Lisboa, é um exemplo da transformação por que passa a capital de Portugal e, naturalmente, o próprio país. É a terceira vez que a cidade de Lisboa acolhe a conferência que este ano é centrada na tecnologia da internet, mas já foi anunciado que a Web Summit e o governo português acordaram numa parceria a dez anos que assegura que a conferência continuará a realizar-se em Lisboa até 2028.
É uma boa notícia para Lisboa e para Portugal, porque melhora a notoriedade e a imagem de Portugal e dos portugueses. Atrai pessoas, investimentos e actividades.  Alavanca a economia e estimula o progresso. Melhora a nossa sociedade. Com os milhares de visitantes que a Web Summit atrai, que enchem hotéis, transportes públicos, restaurantes e comércios, não é apenas um desafio ao empreendedorismo e à inovação, mas é também uma plataforma que parece fazer renascer a cidade em movimento, animação e vida.