segunda-feira, 16 de agosto de 2021

A retirada americana do Afeganistão

Quando o Presidente Joe Biden anunciou a retirada americana do Afeganistão foi aberto o caminho para uma profunda alteração da situação militar no terreno. O avanço das forças Taliban foi muito rápido e há três dias já se anunciava a tomada de Kandahar, a segunda mais importante cidade do país, bem como a eminente queda da capital do Afeganistão, pelo que a notícia dos avanços das milícias Taliban e a queda de Cabul não surpreenderam o mundo. Depois de uma longa guerra – a mais longa guerra que os Estados Unidos já travaram – o movimento Taliban alcançou a vitória e anunciou a recriação do Emirado Islâmico do Afeganistão, enquanto os Estados Unidos e os seus aliados, designadamente a NATO, sofreram uma humilhante derrota, a fazer lembrar a queda de Saigão e a retirada americana do Vietnam em 1975.
O conflito do Afeganistão tem por base uma guerra civil. Entre 1979 e 1989 a União Soviética foi defender o governo marxista afegão contra a ameaça mujahidin, atolou-se nas montanhas afegãs e retirou-se humilhada, havendo quem sustente que foi aí que começou o fim da URSS. Era o tempo da Guerra Fria e os Estados Unidos estiveram então na primeira linha do apoio aos mujahidin que tomaram o poder, mas alguns desses grupos não se entenderam, afastaram-se e uniram-se no movimento Taliban.
Após o trágico atentado de Nova Iorque contra as Torres Gémeas, os Estados Unidos entraram no Afeganistão em Outubro de 2001 à procura de Osama Bin Laden, mas nunca mais de lá saíram e até conseguiram convencer os seus aliados da NATO para entrar nessa aventura, em que Portugal alinhou com grande despropósito, até porque o Afeganistão fica bem longe do Atlântico Norte. Os Taliban foram afastados do poder em 2001, mas vinte anos depois regressam a Cabul, agora com Haibatullah Akhundzada como o seu comandante supremo. Os próximos tempos vão ser difíceis para o povo afegão, agora sujeito às mais radicais leis islâmicas, mas também vão ser preocupantes para o mundo, pois a Al-Qaeda, o radicalismo islâmico e o terrorismo podem reaparecer rapidamente.