domingo, 28 de novembro de 2021

Um português venceu a Libertadores 2021

Jogou-se ontem em Montevideu a final da Taça dos Libertadores da América, um torneio organizado desde 1960 pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), cujo nome homenageia os líderes das independências sul-americanas e no qual participam as principais equipas de futebol dos países da América do Sul.
Nas 62 edições que já foram realizadas, o domínio tem sido de argentinos e brasileiros, que já venceram a competição 25 e 21 vezes, respectivamente, enquanto as equipas uruguaias venceram oito vezes, as colombianas e paraguaias três vezes e as equipas chilenas e equatorianas apenas uma vez, sendo as equipas com mais triunfos nesta competição os argentinos do Independiente (sete vezes) e do Boca Juniors (seis vezes).
Ontem jogaram o Palmeiras de São Paulo e o Flamengo do Rio de Janeiro e a equipa paulista venceu por 2-1, após prolongamento, num estádio cheio com milhares de entusiastas brasileiros que se deslocaram a Montevideu.
A equipa do Palmeiras venceu a competição pela terceira vez e a curiosidade está no facto do treinador português Abel Ferreira ter repetido o triunfo de 2020, tornando-se no primeiro treinador estrangeiro a ganhar duas vezes a Taça dos Libertadores da América, a mais importante competição futebolística da América do Sul.
Toda a imprensa brasileira destaca nas suas primeiras páginas a fotografia dos exuberantes campeões da Libertadores. Uma alegria para os brasileiros ou, pelo menos, para uma parte deles... 
Há uns dias, também o treinador Leonardo Jardim, vencera a Liga dos Campeões da Ásia, o que mostra como são qualificados esses profissionais do nosso futebol.