terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A independência do Texas? Já há o Texit...

Na sua última edição, a conceituada revista americana Newsweek dedica uma parte do seu conteúdo a um problema pouco conhecido, que é o movimento separatista texano encabeçado pelo Texas Nationalist Movement (TNM), um grupo que tem feito campanha para que o estado do Texas se separe dos Estados Unidos e se torne um país independente. Já está criada a abreviatura Texit, por semelhança com o Brexit.
O Texas é, depois do Alaska, o maior estado americano e, depois da Califórnia, o mais populoso dos 50 estados da União, com os seus 29 milhões de habitantes. Foi explorado e colonizado pela Espanha, passou a ser controlado pelo México quando este país se tornou independente e, em 1839, tornou-se uma república independente, embora em 1845 se tivesse tornado o vigésimo oitavo estado dos Estados Unidos. Desse tempo ficou-lhe a designação de Lone Star State ou Estado da Estrela Solitária, como memória da sua luta pela independência do México e da sua bandeira com uma só estrela.
No passado mês de dezembro, o TNM entregou uma petição com 139.456 assinaturas exigindo que fosse incluído nas eleições primárias de março de 2024 um referendo consultivo sobre a independência do Texas, mas essa petição foi rejeitada por ter sido apresentada com atraso e porque a grande maioria das assinaturas da petição eram inválidas. Escreveu-se então que “o plano de independência do Texas sofreu um grande golpe”.
Mais recentemente, o Supremo Tribunal Federal autorizou que “as autoridades federais removessem partes de uma barreira de arame farpado que o governo do Texas havia erguido ao longo da fronteira com o México”. O governo do Texas contestou essa decisão e considerou tratar-se de uma afronta à Texas National Guard, afirmando que o governo do Texas tem a autoridade constitucional para proteger a sua fronteira. A colisão entre a visão federal e a visão estadual tem-se acentuado.
Entretanto Daniel Miller, que é o líder do TNM, prevê "um referendo de independência bem-sucedido que conduza a um processo de negociação entre Austin e Washington, originando dois países independentes mas estreitamente ligados", embora também afirme que isso só venha a acontecer daqui a trinta anos.